Reportagem Toy em Lisboa | 2019
Os Toy regressaram a Portugal desta feita para apresentarem o seu mais recente álbum “Happy In the Hollow”, o quarto da sua carreira.
Num recinto pequeno e intimista eram apenas algumas dezenas de pessoas a aguardar o concerto da banda britânica. O facto de ser Domingo talvez também tenha contribuído para uma menor afluência. Apesar de não serem muitas havia, sem dúvida, alguns entusiastas da banda, adeptos convictos do seu rock psicadélico de referências Kraut e Shoegaze. Aliás referências são algo a qual não conseguimos ficar alheios quando ouvimos Toy, o revivalismo, as semelhanças a algo que já ouvimos anteriormente, as parecenças com bandas como “The Horrors”, as influências de bandas como “Sonic Youth ou “My Bloody Valentine” estão lá.
O concerto foi bom, sem contudo ser entusiasmante. Atmosfera de penumbra, figuras esguias e altas vestidas de preto apareceram em palco e sem apresentações iniciaram a actuação. Um concerto centrado nas músicas do novo álbum, sem contudo deixar de revisitar alguns temas anteriores como sejam “Join the Dots” ou “Left Myself Behind”, o seu primeiro single. Verificou-se catarse, headbanging, sorrisos, gritos onomatopaicos de apoio, tudo o que era esperado num concerto destes sem contudo ser profundamente entusiasmante. Não ultrapassou a linha do competente. Não permitiu aflorar o espirito transe que estes concertos podem induzir.
Em resumo foi um concerto coeso e competente e teve direito a um encore.
Ficamos a aguardar nova visita dos Toy e novos álbuns com entusiasmo.
-
sexta-feira, 22 março 2019